jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2019

Que tipo de advogado você quer ser?

Mais importante que isso: que tipo de pessoa você quer ser para seus clientes?

Márcio Manincor, Advogado
Publicado por Márcio Manincor
há 4 meses

Sempre que converso com profissionais de altíssimo impacto, tenho a “mania” de fazer a seguinte pergunta:

> Qual foi o maior aprendizado que você já adquiriu em sua trajetória profissional?

Você ficaria surpreso com as respostas que consegue com perguntas simples assim! É perguntando para as pessoas bem-sucedidas como elas pensam que criamos modelos mentais de sucesso e aplicamos ensinamentos de alto impacto em nossas próprias rotinas.

Há um tempo atrás, enquanto ainda morava na China, tive a oportunidade de conversar com um dos maiores nomes da indústria automobilística do mundo. Fiz exatamente essa mesma pergunta e, adivinha só, não foi diferente.

Motivação

> A única coisa que faz a diferença é a motivação. Se você perder a motivação, aos poucos perde tudo.

Essa foi a resposta dele. Confesso ter ficado surpreso e até um pouco incrédulo na hora. Será que ele está sendo franco comigo? Será que motivação realmente faz tanta diferença assim?

Quando pensamos motivação, logo achamos que se trata de um discurso genérico, uma auto-ajuda barata que não vai impactar de maneira significativa em nossas vidas. Acontece que alguns anos trabalhando como executivo de grandes empresas e mais de 10 mil horas de estudo/trabalho em desenvolvimento de estratégias para negócios me ensinaram a não duvidar do poder da simplicidade. Então escrevi a frase que tinha acabado de ouvir em um papel e me debrucei na ideia por algum tempo. O que será que um líder de uma multinacional, considerado ícone da indústria onde trabalha, queria dizer com motivação?

Propósito, missão, metas

Foi aí que comecei a fazer um brainstorm de ideias que poderiam sair daquela frase. Quis trabalhar da maneira mais minuciosa possível, afinal, não é sempre que conseguimos conselhos de pessoas que admiramos tanto.

A primeira coisa a se fazer antes de começar um projeto é entender, no longo prazo, o que você realmente quer para você, para seu negócio e para a sua equipe? A resposta para essa pergunta deve ser o seu norte, e setar esse propósito é essencial para alcançar seus objetivos e manter a cabeça erguida quando estiver em momentos decisivos de sua carreira. Quais princípios estão envolvidos? Do que você não abre mão? Quais os ideais que te movem?

Mas manter a coisa no abstrato nunca levou ninguém a lugar algum. Estabelecer uma missão é essencial para alavancar seus projetos e por isso precisamos ter alguma missão que nos lembre que temos que usar esses valores para alcançar um objetivo concreto. Em geral, todas as grandes empresas têm uma missão claramente definida, e é a partir dela que elas chegam a posições de destaque em seu meio. Sua missão é fazer valer a ideia de que ninguém deve ser preso sem uma defesa adequada? É proteger clientes de abusos de empresas e do Estado? Ou é fazer com que negócios se tornem mais prósperos com compreensão e planejamento tributário?

Seja qual for a sua missão, ainda falta uma atitude importante para pavimentar o seu caminho para o sucesso: traçar metas de curto, médio e longo prazo. Nenhum bom capitão se joga no mar sem um mapa! Conhecer bem o porto de onde está saindo, as baías de abastecimento e ter uma boa ideia de onde se encontram as ilhas do tesouro é essencial. E no mundo jurídico, manter este mapa atualizado é mais importante ainda! O seu objetivo é conseguir mais clientes? É crescer dentro do seu escritório? Ou se preparar para montar o seu próprio negócio? Faça um bom planejamento e com certeza notará a diferença em pouco tempo!

Ok, e onde entra a motivação nisso tudo?

Se você parou para pensar de verdade nas questões que trabalhamos ao longo do texto, provavelmente você experienciou algum inquietamento. Refletir de maneira séria sobre propósito, missão e metas é algo que toca no mais íntimo de uma pessoa - e é decisivo para negócios. É aí que você entende quais as melhores atitudes que deve tomar e volto a falar aqui do poder da simplicidade!

Alguns insights óbvios, como pedir/dar feedback para seus clientes ou para sua equipe têm um poder incrível. Mas você pode acabar não percebendo isso se, ao estabelecer suas metas, não revê a performance de sua equipe ou o relacionamento com seus clientes. Aliás, ter certeza do valor que você quer entregar para o seu cliente - e o que ele espera de você - é algo que você só consegue se tiver um conhecimento aprofundado da missão que se propõe a cumprir.

E quando você tem tudo isso claro, momentos difíceis - que podem parecer insuperáveis para muitos - acabam se tornando uma questão de relembrar onde você quer chegar, reconhecer o trajeto que você já percorreu e rever os próximos passos para se manter na trilha correta para alcançar seus objetivos!

Enquanto pessoas desmotivadas enxergam desafios como problemas, pessoas motivadas enxergam oportunidade!

Ao longo das próximas publicações, trarei mais conteúdos relacionados a negócios e performance no Direito. Qualquer dúvida, opinião e sugestão de tema, é só mandar uma mensagem por aqui, deixar registrado nos comentários abaixo ou entrar em contato pelo e-mail marcio.manincor@jusbrasil.com.br.

Um grande abraço e até mais!

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns! Respondendo a sua pergunta inicial, meu grande aprendizado foi "Nem tudo é o que parece". Dessa forma, ao analisar objetivamente um obstáculo, ele se torna, na maioria das vezes, uma oportunidade, seja de aprendizado, seja de mudança de paradigmas. De qualquer maneira, sempre se aprende. Grande abraço. continuar lendo

Muito obrigado pelo comentário, @eduardopedro .

Não poderia concordar mais! Onde muitos vêem obstáculos, outros vêm oportunidades. E são esses segundos que alcançam os objetivos mais desafiadores!

Fique ligqado que falaremos mais sobre essa mudança de perspectiva e de paradigmas :) continuar lendo

Marcio, muito bom seu texto. Isso vale para qualquer atividade. Aqui na minha empresa temos reuniões matinais, mudando o mindset da equipe, para ter uma mentalidade de crescimento e aprendizado. Eu acredito muito na força da motivação. O que é me motiva? É isso que faz eu dormir menos e trabalhar mais - é o fator catalisador, para conseguir aquilo que desejo. uma frase batida, mas muito atual: se você quer outros resultados, que não os atuais - MUDE.
Obrigada, pela colaboração e ajuda continuar lendo

É isso aí! Seguimos juntos nessa caminhada pela evolução constante, @marlydepaula !

Nos próximos artigos falaremos um bocado sobre mudança e transformações corporativas, fique ligada e lembre que seu feedback aqui é sempre super bem-vindo :) continuar lendo

Quero ser um Advogado Consultor, onde eu possa fornecer informações diferenciadas a outros colegas advogados. continuar lendo

Ótima escolha, @edsonaudiconsulte ! Precisamos de profissionais com esse perfil no mercado, e pretendo escrever um pouco sobre consultoria jurídica nos próximos artigos também continuar lendo

Ótimo texto!! Todos os dias temos que pensar no nosso propósito de vida, e fazer disso uma missão a ser cumprida, além de estabelecer metas para que a engrenagem funcione! Nunca é demais refletir sobre isso! Parabéns por fazer desta obstinação em sucesso!!! continuar lendo

Muito obrigado @anamachadojusbrasil ! Seguimos juntos para manter a chama dessa reflexão acessa e as engrenagens bem lubrificadas para chegar mais perto de nossos objetivos continuar lendo