jusbrasil.com.br
30 de Março de 2020

Quer saber o que rolou no maior evento de direito e tecnologia do país?

Fique por dentro das principais novidades em direito e tecnologia apresentadas no Lawtech Conference.

Márcio Manincor, Advogado
Publicado por Márcio Manincor
há 10 meses

Que o mundo jurídico será drasticamente modificado pela utilização de tecnologia no direito não é mais nenhum segredo. Agora, a proximidade dessas mudanças ficou ainda mais evidente na quinta-feira passada, durante a Lawtech Conference, evento realizado pela StartSe.

Disrupção no Direito

“Sempre superestimamos a mudança que irá ocorrer nos próximos dois anos e subestimamos a mudança que ocorrerá nos próximos dez”.

~Bill Gates

A Lawtech Conference é um evento que tem acontecido anualmente desde 2017 e reúne os principais nomes da inovação no Direito do Brasil, contando com convidados internacionais de peso. Na edição de 2019, assuntos como os impactos da inteligência artificial, o aumento do número de legal techs em nosso país, utilização da tecnologia de blockchain e outras técnicas de validação de documentos e de criação de inteligência jurídica foram destaque.

Desde a sua primeira edição, em 2017, a conferência reúne mais de 3.000 profissionais do mundo jurídico para se conectar com o que há de mais novo em matéria de inovação no direito. Um dos destaques do evento deste ano foi a fala de Bruno Feigelson, presidente da Associação Brasileira de Lawtechs e LegalTechs, que falou sobre a evolução do ecossistema de inovação no direito em nosso país. Desde 2017, a evolução das LegalTechs no país é realmente visível pelo radar da AB2L:

Essas empresas têm revolucionando a maneira como advogados e o setor público efetuam a prestação de serviços jurídicos para a população. E quanto mais fortalecido o ecossistema de Legal Techs, mais opções para esses agentes possuem para lutar contra o chamado “justice gap” de nosso país.

Destaques da Lawtech Conference

A Conferência deste ano começou com uma palestra motivadora de Cristiano Kruel, da StartSe, falando sobre o poder da tentativa e erro no campo da inovação. Afinal, não se constrói nada de novo sem ousadia e coragem para sair da zona de conforto e se abrir para o desconhecido. Em seguida, Karla Morais falou como a sua luta pessoal contra as dificuldades de se atualizar contribuíram para a criação da Koy, empresa de inteligência jurídica que busca usar inteligência artificial para auxiliar a tomada de decisão de advogados.

Outro destaque do dia foi a palestra de Alexandre Zavaglia, da Future Law, sobre a importância da interdisciplinaridade para a evolução da prestação de serviços jurídicos - em especial do Legal Design, técnica de reinvenção da forma de se elaborar e apresentar peças e documentos no judiciário. Em paralelo a essa exposição, Nick Jarema, da gigante Thomson Reuters, falou sobre o interesse da empresa em investir pesado no desenvolvimento do setor de Direito e Tecnologia em nosso país.

Depois disso, representantes de escritórios e de departamentos jurídicos falaram sobre os desafios e perspectivas de implementação de tecnologias em seus próprios fluxos de trabalho. Dentre os desafios, se destaca um certo desconforto com posicionamentos inconstantes de seccionais da OAB em relação a inovações (às vezes nem tão tecnológicas) na prestação de serviços jurídicos. Já quanto às potencialidades, o uso de softwares jurídicos de gestão, as ferramentas de Resolução Online de Conflitos e os hackathons como formas de estimular inovações no direito foram os assuntos mais trabalhados.

O Jusbrasil na LawTech Conference

O Jusbrasil é parceiro da LawTech Conference desde a sua primeira edição, em 2017, e não foi diferente dessa vez. Aqui no Jus, temos como lema “Conectar pessoas à Justiça”, e essa missão passa por fomentar eventos desse tipo.

E como fizemos em todas as edições do evento, trouxemos mais novidades quentes sobre os produtos do Jus!

Em 2017, nosso CEO foi um dos palestrantes principais do evento, contando como o Escritório Online tem ampliado o acesso à justiça de cidadãos que não acreditavam conseguir contratar um advogado para resolver seus litígios. Ele também explicou como alguns artigos relativamente simples poderiam auxiliar milhares de pessoas na busca pelos seus direitos.

Ano passado, o stand do Jusbrasil contou com uma das notícias mais importantes do mundo das LegalTechs: a aquisição do Jurídico Certo. Essa união entre a maior rede de profissionais com o maior software de contratação de correspondentes do país trouxe mais benefícios ainda para os clientes do site.

E na edição deste ano, tivemos o prazer de anunciar o Jusbrasil Automação: o maior software de automação de peças jurídicas do país! Esse lançamento vem em conjunto com o 1º Workshop Online Jusbrasil Automação de Produtividade no Direito, que já está acontecendo e promete revolucionar a maneira como advogados pensam e elaboram peças jurídicas. O workshop vai contar com uma série de três vídeos e um webinar ao vivo exclusivo para conectar advogados com a realidade exponencial das transformações tecnológicas. Não fez a inscrição ainda? Corre lá que ainda dá tempo!

>>> Faça a inscrição no 1º Workshop Online Jusbrasil Automação de Produtividade no Direito

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fico feliz por ver o Jusbrasil voando alto!! :) continuar lendo