E bom você falar sobre como resolveu ele! O sistema de resolução online de conflitos do eBay é o mesmo do Paypal, imagino que eles devem se comunicar de maneira eficiente.
As possibilidades de uso de dados para melhorar a prática jurídica são inúmeras. Cabe a nós, advogados, entendermos e usarmos bem este valor - como você já parece estar fazendo muito bem.
Esse, é o tipo de pauta que, para mim, transcende posicionamentos de costumes. Vejo, na chamada Constituição Econômica de nosso país (art. 170 e seguintes, CF), assim como em princípios como a boa-fé, disposições que dificilmente seriam contrárias a quaisquer desses lados.
Confesso que disputas ideológicas, em geral, me frustram quanto a qualidade de argumentos. Rebater ou defender uma medida apenas por ela advir de alguém com quem tenho divergências ou afinidade acaba cegando para os pontos que deveriam de fato ser debatidos.
De fato, @fernandodecarli, esta MP está longe de resolver todos os gargalos econômicos do país - dentre eles, uma tributação descolada da realidade e especialmente injusta com pequenos empreendedores e com consumidores.
No entanto, como disse no texto, vejo com bons olhos esse esforço que, reforçando princípios constitucionalmente cunhados e estabelecendo parâmetros mais sólidos para punição de abusos de poder econômico.
Como você, estou de pouco em pouco lutando contra essa estagnação no mundo jurídico. E pelos seus artigos e participação aqui na comunidade, dá pra ver que você também está nessa busca constante pela evolução!
Muito obrigado pelo comentário, compartilho em grande parte os seus sentimentos e frustrações. Militar como advogado não é nada fácil e advogados sentem na pele a má índole de alguns de seus representados.
Meu texto, muito embora fale sobre a necessidade de se aproximar de seus clientes, não tem por objetivo induzir a criação de relacionamentos informais e muito menos de realização de consultas ou outros serviços gratuitos. Muito pelo contrário!
Quando falo "Sempre com autoridade, mas simplicidade, demonstre que você é o profissional certo", minha ideia é demonstrar a importância de saber lidar de maneira profissional com seus representados. Manter uma comunicação constante e simplificada (nunca desleixada!) vem exatamente para que você consiga demonstrar o valor de seus serviços e construir relacionamentos duradouros.
De fato, precisamos ficar de olho em clientes oportunistas. Mas realmente vejo, nesse contato profissional próximo, uma janela para praticar de maneira mais humana a advocacia e até mesmo para munir o advogado das informações necessárias para separar o joio do trigo no que diz respeito a esse tipo de problema.
Obrigado novamente pelo comentário, Fátima! E um grande abraço